Livrarias promovem a Feira dos Livreiros de Caxias

A retirada da Feira do Livro da Praça Dante Alighieri e sua transferência, de forma arbitrária, para a Feira das Praças, localizada junto ao shopping San Pelegrino e Estação Férrea provocou a saída do evento das principais livrarias da cidade. Neste ano, uma semana antes da feira da prefeitura, 12 livrarias caxienses realizam a Feira dos Livreiros Caxienses. O evento é realizado pela Associação dos Livreiros Caxienses – Alca.

Durante um mês inteiro, de 24 de setembro a 25 de outubro, as livrarias e editoras associadas à Alca disponibilizarão todo o seu acervo com descontos de 20% a 80%. Cada livraria fará em suas dependências uma exposição destacando as principais promoções, comprometendo-se com o desconto mínimo de 20%. São mais de 600mil livros à disposição, distribuídos nas 12 livrarias, que normalmente levariam em torno de 50 mil livros para a feira. Cerca de 150 pessoas trabalham nessas livrarias para um atendimento especializado aos amantes da leitura. Com isso, valorizam-se os trabalhadores e empresas da cidade.

Para lançar a Feira dos Livreiros de Caxias, a Alca promove neste sábado, 24, a Primavera dos Livros. O evento será realizado na Praça Dante Alighieri das 10h às 14h, quando serão doados mais de cinco mil livros à população. A distribuição gratuita de cerca de duas toneladas de livros é um ato simbólico que marca o espírito popular da feira do livro.
A Primavera dos Livros também dá início a uma campanha de arrecadação de livros, que serão doados a entidades carentes a serem definidas pela Alca com a comunidade. As coletas serão feitas nas dependências de cada livraria participante.

Ficará a cargo de cada livraria a realização de atividades como lançamentos de livros, palestras, saraus e sessões de autógrafos. Essa programação será divulgada no Facebook da Alca.

Participam da Feira dos Livreiros de Caxias e da Primavera dos Livros as seguintes livrarias e editoras:
– Livraria Alan Kardec
– Editora Belas-Letras
– O Colecionador
– Editora Correa
– Livraria Do Arco da Velha
– Livraria Fogaça
– Livraria do Maneco
– Livraria Nobel
– Livraria Mercado de Ideias
– Livraria Paulus
– Livraria Rossi
– Sebo Só Ler

Autoritarismo e falta de diálogo

O presidente da Alca, Cristiano Bartz Gomes, faz uma retrospectiva dos acontecimentos, lembrando que em 2014 a secretária de Cultura (na época Rubia Frizzo) chamou os livreiros para mostrar o espaço junto à estação férrea. Já naquela ocasião os livreiros se posicionaram contra , com o principal argumento de que a feira na praça Dante democratiza o acesso ao livro, especialmente àqueles que não estão acostumados a frequentar livrarias, mas que acabam sendo “clientes de uma vez por ano”, durante a feira do livro, explicou o livreiro.

Foi no início de 2015 que os livreiros foram surpreendidos com a decisão do prefeito Alceu Barbosa Velho, que sem ouvir a comunidade, divulgou sua decisão pela transferência. O embate se desenrolou ao longo de meses, até a realização da feira em seu lugar de origem. No final da feira, centenas de pessoas juntamente com os livreiros se mobilizaram e deram uma braço simbólico à feira, reafirmando o desejo de manutenção da Feira do Livro na Praça Dante Alighieri.

Reafirmando o estilo autoritário que permeou a gestão municipal a feira foi transferida para o espaço ao lado do Shopping San Pelegrino, mesmo após a realização de audiência pública onde ficou clara a necessidade e vontade da feira permanecer no centro da cidade.

A feira do livro tem por característica o estímulo à leitura e o acesso ao livro, que é a estrela da festa. “Esta feira que irão fazer junto ao shopping faz do livro um coadjuvante, com uma série de outras atrações que não o livro, como food truck, brinquedos infláveis, cinema, etc. Ouvimos muitas desculpas para a transferência (de lugar) da feira, mas todas sem fundamento e prontamente desmontadas. Tirar a feira de perto do povo é elitizar o acesso ao livro”, sentencia Cristiano.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 + catorze =