O Pré-acordo Coletivo dos Banrisulenses foi assinado no fim da tarde da terça-feira (11), na Direção geral do Banco, em Porto Alegre. A assinatura do documento permitiu a agilização do pagamento das verbas garantidas pelos trabalhadores, após 31 dias de greve. Os representantes do Banrisul informaram que a instituição fará três créditos aos funcionários nesta sexta-feira (14): pagamento da regra básica da PLR – de acordo com os critérios definidos na negociação da Fenaban – e a PLR/Banrisul; abono de R$ 3.500 e as diferenças nas verbas de natureza salarial referentes ao mês de setembro.

A assinatura do Pré-acordo teve a participação dos dirigentes da Fetrafi-RS, Carlos Augusto Rocha, Luiz Carlos Barbosa e Denise Corrêa; dos diretores do SindBancários, Everton Gimenis (presidente) e Luciano Fetzner; do presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília, Eduardo Araújo e de representantes dos departamentos de Gestão de Pessoas e Jurídico do Banrisul.

Na avaliação dos sindicalistas, a renovação do Aditivo por dois anos – a exemplo da mesa única com a Fenaban – é um resultado efetivo diante da grande greve realizada pela categoria este ano. A greve nacional dos bancários iniciou no dia 6 de setembro. De acordo com o levantamento feito pela Fetrafi-RS e sindicatos, no último dia de movimento 241 unidades do Banrisul estavam fechadas no RS.

Ao longo desse período ocorreram duas negociações específicas. A primeira rodada ocorreu no dia 2 de setembro, quando não houve qualquer avanço nos debates sobre a pauta dos trabalhadores. A segunda e última reunião foi realizada na Fetrafi-RS, no dia 6 de outubro. Após mais de três horas de negociação, o Comando dos Banrisulenses orientou pela aceitação da proposta do Banco.

Itens garantidos na negociação específica

:: Renovação do Acordo do ano passado para 2016 e 2017, exceto cláusulas que envolvem as visitas dos sindicatos aos novos funcionários e supressão do link de acesso ao site da Fetrafi-RS através da Intranet do Banco;

:: Atendimento de todo o acordo proposto pela Fenaban, inclusive reajustes diferenciados nos vales e auxílio-creche;

:: Reajuste de 15% na 13ª Cesta Alimentação;

:: Pagamento da PLR, Abono e diferenças salariais em até cinco dias após a assinatura do pré-acordo.

Fonte: Comunicação/Fetrafi-RS
Edição e Foto: Marisane Pereira/Mtb-RS9519  


Compartilhe este conteúdo: