Os trabalhadores do Banco do Brasil deram uma sonora resposta contra o processo de desmonte do banco público, ao elegerem Fabiano Felix como o novo Conselheiro de Administração Representante dos Funcionários (Caref).

O segundo turno ocorreu de 20 a 24 de fevereiro, mas o resultado da eleição só foi divulgado na manhã desta quinta 2: Fabiano Felix, que teve apoio do Sindicato, recebeu 20.165 votos, Rosineia Diana Balbino teve 16.809 votos, foram 25.046 votos nulos e 11.569 em branco.

Fabiano Felix é formado em Física e em Direito, tem MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria. Além disso, é pós-graduando em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. Atualmente é gerente de núcleo na Superintendência de Pernambuco, onde foi secretário-geral do sindicato. Integrou o Conselho de Usuários da Cassi por dois mandatos. Em 2010, foi o primeiro participante do Plano Previ Futuro eleito para o Conselho Fiscal do fundo de pensão e se tornou presidente do Conselho Fiscal em 2014. Ao final do mandato, foi eleito para o Conselho Deliberativo, no qual ocupou também a presidência. Nesse cargo, teve papel fundamental na solução negociada para resolver a situação deficitária do Plano de Associados.

Conquista dos trabalhadores

A eleição de um representante nos conselhos de administração das empresas estatais – como Banco do Brasil, Caixa, Petrobras e outras – é uma conquista da CUT e outras centrais sindicais. A reivindicação foi contemplada por meio da Lei 12.353, aprovada pelo Congresso Nacional em dezembro de 2010 e sancionada nesse mesmo mês pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

 

Fonte: Seeb São Paulo
Foto: Contraf/CUT

 


Compartilhe este conteúdo: