Fetrafi-RS e sindicatos mobilizam para Assembleia Nacional

A defesa do Banrisul público volta a ser debatida neste sábado, 18, durante a Assembleia Nacional dos Banrisulenses. Federação, SindBancários e sindicatos do interior mobilizam os trabalhadores do Banco ao longo desta semana para garantir um grande público no evento, que inicia às 9h30, na sede da Fetrafi-RS, em Porto Alegre. Além de discutir a atual situação do Banco e o risco de privatização, a Assembleia vai definir estratégias para a manutenção do Banrisul enquanto instituição pública.


Ao longo dos últimos meses, o movimento sindical intensificou as ações em defesa do Banrisul em todo o Estado. Na Capital, SindBancários e Fetrafi-RS acompanham a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Banrisul, que será lançada oficialmente no dia 22 de março, quarta-feira, às 18h, no Auditório Dante Baroni (AL/RS). No interior do Estado, os sindicatos promovem assembleias específicas em suas bases para debater o futuro do Banrisul e buscam apoio à Campanha em Defesa do Banco junto aos legislativos municipais. Até agora já foram aprovadas moções nos municípios de Santo Ângelo e Cachoeira do Sul.

"Desde o ano passado acompanhamos um verdadeiro desmonte da estrutura estatal, efetuado pelo Governo Sartori, usando a crise das finanças como desculpa. Em janeiro deste ano a imprensa divulgou informações sobre uma possível federalização do Banrisul, que seria dado como garantia na negociação da dívida do RS junto à União. Embora o Governo negue a possibilidade de utilização do Banrisul como moeda de troca, o próprio ministro da Fazenda já condicionou à negociação da dívida à alienação do Banco”, analisa a diretora da Fetrafi-RS, Denise Corrêa.

"Estamos atentos a todos os movimentos que envolvem o Banrisul e precisamos organizar uma ampla frente em defesa do Banco. Esperamos que os colegas participem de forma massiva da Assembleia, a fim de garantir a pluralidade nas discussões e o encaminhamento de ações efetivas”, destaca a dirigente da Federação.

A importância do Banco para o Estado

O Banrisul está presente em 98,5% do território do Rio Grande do Sul, com 536 agências e 698 postos de atendimento espalhados em 347 municípios, sendo que em 87 cidades é o único banco disponível. O Banrisul fomenta o desenvolvimento da agricultura, sobretudo da familiar, de pequenas e médias empresas e pode ser uma excelente ferramenta para os programas do governo estadual, a exemplo do Microcrédito praticado na gestão anterior à Sartori. Além disso, trata-se de um banco sólido e lucrativo, com patrimônio líquido de R$ 6,7 bilhões e que registrou lucro de R$ 643,5 milhões em 2016.

Calendário de mobilização

Sábado, 18/3: Assembleia Nacional dos Banrisulenses, às 9h30, na Sede da Fetrafi-RS (Rua Fernando Machado, 802, Centro Histórico de Porto Alegre).

Quarta-feira, 22/3: Ato de instalação da Frente Parlamentar em Defesa do Banrisul, no Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa, às 18h.

*Comunicação/Fetrafi-RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro + dezoito =