Balanço dos bancos, estratégia, calendário de luta, homologação, contribuição sindical e eleições corporativas foram os principais temas da reunião do Comando Nacional dos Bancários, realizada na tarde desta quarta-feira (28), na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) em São Paulo.

Roberto von der Osten, presidente da Contraf-CUT e um dos coordenadores do Comando Nacional, ressaltou a importância do encontro. “Em 2018, possivelmente teremos uma das campanhas nacionais mais complexas da história. Por isso, temos que estar preparados e unidos para combater os ataques dos banqueiros.”

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), abriu a reunião com uma apresentação sobre os dados de emprego no sistema financeiro e sobre os balanços dos bancos. “São informações que vão ajudar os dirigentes do Comando na mesa de negociação”, disse o coordenador do Comando Nacional.

Na sequência, o secretário de Assuntos Jurídicos da Contraf-CUT, Mauri Sergio Martins de Souza, relatou o debate da última reunião da Coordenação do Coletivo Jurídico da Contraf-CUT, realizada no dia 20 de fevereiro, que abordou dois pontos: o fim das homologações de rescisão contratual efetivadas pelas entidades sindicais e a contribuição sindical e financiamento sindical. O Comando Nacional vai orientar os sindicatos a debaterem com suas bases a sustentação necessária para manter uma estrutura sindical combativa e de luta. "Quanto a homologação, vamos continuar a luta para que ela seja feita no Sindicato, que é a ferramenta de proteção do trabalhador. Orientamos as entidades para que acompanhe as rescisões onde elas aconteçam, que cataloguem os erros e suas frequências e repassem esses dados a Contraf-CUT”, afirmou Roberto von der Osten.

Durante a reunião, foi debatido também o calendário de encontros de bancos estaduais, regionais e a terceira Conferência Nacional dos Financiários.

A próxima reunião do Comando Nacional dos Bancários será realizada no dia 20 de março, na sede da Contraf-CUT, em São Paulo.

Fonte: Contraf-CUT

 


Compartilhe este conteúdo: