O sinal é de alerta máximo sobre o futuro do Banrisul está aceso. As polêmicas vendas de ações do banco por parte do governo Sartori demonstram claramente que o objetivo é vender o banco público dos gaúchos por inteiro. Para reverter o dramático quadro, os banrisulenses deram uma expressiva resposta no último sábado, dia 19 de maio, durante o 26° Encontro Nacional do banco. Dispostos a resistir com luta e mobilização, os 243 delegados presentes definiram que a pauta principal é a defesa do Banrisul. "Nossa maior luta é pela manutenção do banco enquanto instituição pública a serviço do povo gaúcho e do desenvolvimento do estado”, destacou a diretora da Fetrafi-RS, Denise Falkenberg Corrêa.

Como o futuro do Banrisul passa principalmente pelas eleições deste ano, ficou decidido no encontro que as entidades sindicais irão propor um debate com os candidatos a governador do Estado. O tema central será o sistema financeiro gaúcho, enfatizando especialmente o futuro do Banrisul. O diretor da Fetrafi-RS, Sérgio Hoff, afirma que a federação vai solicitar aos candidatos que cada um grave um vídeo, esclarecendo ao povo gaúcho quais são as intenções com o Banrisul. "Com isso, podemos fazer uma ampla divulgação desse material alertando a população do rio Grande do Sul”, afirma.

Neste vídeo, Sérgio Hoff faz uma avaliação geral sobre a 26° Encontro Nacional dos Banrisulenses e também sobre a Conferência Estadual dos Bancários realizada no último final de semana.

 15 de junho: Dia de luta em defesa do Banrisul

Além da defesa do Banrisul, a pauta de reivindicações aprovada no 26° Encontro Nacional dos Banrisulenses prevê ainda pontos que serão defendidos na Campanha Salarial Nacional deste ano. Entre eles estão o compromisso do banco de não cancelar o acordo coletivo de trabalho até o fim das negociações, a proibição das terceirizações nas agências bancárias e que as homologações de demissões se mantenham dentro do sindicato.

E marque na agenda, banrisulenses: dia 15 de junho. Nesta data, será entregue à direção do banco um documento contendo as principais reivindicações e deliberações do 26º Encontro Nacional dos Banrisulenses. Neste dia, haverá um grande ato, em Porto Alegre, pela defesa do Banrisul. Também haverá mobilização nas superintendências regionais do Banrisul no interior do Estado.

Fonte: fetrafi-RS

 


Compartilhe este conteúdo: