Bancários entregam pauta de reivindicações para banqueiros e diretoria do Banrisul nesta sexta-feira, dia 15, em Porto Alegre
Ninguém tem dúvidas que os tempos atuais, no Brasil de Temer e companhia, exigem garra, luta e mobilização, para garantirmos os direitos que conquistamos em muitos anos de reivindicações e greves. Por isso, a presença de todos e de cada um dos bancários e bancárias é muito importante no Ato de Entrega da nossa Pauta de Reivindicações aos banqueiros. O Ato acontece às 12h desta sexta-feira, 15/06, na sede da Associação dos Bancos no RS (Asbancos), situada na Rua dos Andradas, 1234, 17º Andar, no Centro Histórico de Porto Alegre. Na sequência, após a entrega da pauta geral, teremos com concentração em frente a DG do Banrisul, para o Ato de Entrega da Pauta Específica dos Banrisulenses, na Rua Caldas Jr., 108, também no Centro Histórico.
Nos dias 19 e 20 de maio, na sede da Fetrafi-RS, colegas de bancos públicos e privados participaram do Encontro Estadual dos Bancários. Deixaram um recado bem claro aos banqueiros: a reforma trabalhista aprovada pelo Congresso Nacional em novembro passado, em mais um golpe nos nossos direitos, exige que lutemos juntos para manter nossas conquistas.
Pauta de luta
Vale lembrar o que foi definido como pauta de luta durante a 20a Conferência Nacional dos Bancários (07 a 10/06). Confira: Aumento real para os salários e demais verbas; Defesa da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) com todos os direitos para todos os trabalhadores da categoria; Manutenção de mesa única de negociações entre bancos públicos e privados; Manutenção dos empregos, com a proibição de demissões em massa; Garantir que nenhum bancário receba PLR menor em 2018; Defesa dos bancos públicos.
Todos e todas pelo Banrisul
Os Banrisulenses sabem muito bem a luta que temos encarado para manter o Banrisul um banco público e forte. O governador José Ivo Sartori lança mão de todos os artifícios para cumprir sua sina: vender o banco público para endividar ainda mais o povo gaúcho.
Foi assim com a venda de ações com e sem direito a voto. Por duas vezes, Sartori mandou passar nos cobres (dias 10 e 27 de abril) ações depois de dizer que não ia vender. Essas transações estão sendo investigadas em órgãos públicos, como o Ministério Público de Contas e o xerife do mercado financeiro, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Além desse entreguismo governista, temos inimigos na trincheira. A diretoria do Banriusl, a cada dia que passa mostra a sua incapacidade de atuar no interesse do banco público. Por ela passou reto a IPO da Cartões. Dela, não se tem notícias de resistência ou defesa na venda das ações. É dela a caneta que autorizou o semestralão para poucos na DG.
E é ela a mão que fecha agências bancárias, reduz o tamanho e a importância do Banrisul. Está muito claro: o atual presidente do Banrisul não tem mais condições de se manter no cargo.
Esse contexto nos faz pensar a nossa Campanha Nacional 2018. Após a entrega da pauta de reivindicações na Asbancos, para renovarmos a gratificação semestral dos bancários gaúchos, vamos entregar também a pauta de reivindicações específica dos Banrisulenses à diretoria.
Banrisulense, participe do Ato de Mobilização para entrega da pauta de reivindicações específicas na sexta-feira, 15/6, em frente à DG, a partir do meio-dia.
É tempo de muita luta e de grandes desafios. O futuro à nossa luta pertence. Agora, somos todos pelo nosso Banrisul.
Nenhum direito a menos!
Todos por tudo! Resistir e vencer!
Ato de entrega da pauta de reivindicações dos bancários
Sexta-feira, 15/6
10h: Organização e preparação da entrega da pauta de reivindicações dos bancários e da pauta de reivindicações específicas dos banrisulenses.
12h: Entrega da Pauta de reivindicações dos(as) bancários na Associação dos Bancos no RS (Asbancos).
Rua dos Andradas, 1.234, 17º andar – Centro Histórico de Porto Alegre
Após entrega da pauta geral na Asbancos, concentração em frente à DG do Banrisul para Ato de Entrega da Pauta Específica dos Banrisulenses.
Rua Caldas Jr. 108, Centro Histórico de Porto Alegre.
14h: Entrega da pauta de reivindicações dos Banrisulenses à Diretoria do Banrisul, 4º andar da DG.
Informações: SindBancários Porto Alegre