O final de semana frio, de 22 e 23 de junho, reuniu a categoria bancária gaúcha, em Porto Alegre para a 15ª Conferência Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras, no auditório do Hotel Embaixador.
Por volta das 9h30 da manhã de sábado após o credenciamento, os participantes assistiram a abertura oficial do evento, após aprovação do regimento interno dois painéis nortearam os debates sobre “Conjuntura Econômica”, por José Álvaro Cardoso, supervisor técnico do Dieese/SC e “Desempenho dos Bancos”, explanado pelo economista da subseção do Dieese da Fetrafi-RS, Alex Leonardi que mostrou gráficos comprovando a renda dos banqueiros no último ano e primeiro trimestre de 2013.
As explanações ressaltam a importância de respaldo informativo para configurar estratégias para Campanha Salarial 2013. O Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região se fez presente no evento, representando os bancários e bancárias através dos Diretores e Delegados Sindicais. Após o almoço, o debate seguiu com painéis que trouxeram informações importantíssimas para o conhecimento da categoria bancária e para todos os trabalhadores.

A importância do movimento sindical diante de questões trabalhistas alertaram muitos participantes que debateram e informaram-se um pouco mais sobre terceirização, sistema de pagamento e desaposentação através dos painéis explanados na parte da tarde.

O Projeto de Lei 4330/04 significa, se aprovado, um desrespeito ao trabalhador, que inclui não só a classe bancária, mas agride aos direitos de todos os trabalhadores brasileiros. Para o advogado da Fetrafi-RS, Milton Fagundes, “o sindicato precisa atacar, lutar contra, mas de uma maneira mais objetiva, informando as consequências, impedindo esse retrocesso” destacou. A explanação esclareceu a necessidade de luta contra o PL 4330. A explanação sobre a precarização das relações trabalhistas foi apontada também pelo economista do Dieese, Alex Leonardi, que fez uma demonstração de um sistema bancário virtual, com pagamentos de contas realizadas através de dispositivo móvel.

No próximo dia 9 de julho, o PL 4330 deve ser votado na Comissão de Constituição e Justiça, os sindicatos devem organizar mobilizações para evitar a aprovação. De acordo com Carlos Augusto Rocha, diretor da Fetrafi-RS, “nós pretendemos levar no dia 9, três ônibus para lutarmos contra a aprovação, por isso é importante que todos nós, mobilizando a categoria, lutemos contra esse projeto que acaba com os direitos dos trabalhadores desse país”.

Na sequência o painelista Fernando Rubin, advogado presidencialista falou sobre a Desaposentadoria – que é a possibilidade de suspender o benefício e conseguir uma nova aposentadoria, sem precisar devolver os valores recebidos do INSS.

No domingo as atividades da 15ª Conferência Estadual deram encerramento ao evento. A plenária deliberativa foi composta por seis eixos, todas as definições, debates e estratégias serão encaminhados à Conferência Nacional Bancária, o encontro receberá a bancada gaúcha eleita no final da conferência.
Emprego: fortalecimento da Luta contra a PL 4330 (regulamentação das terceirizações) mobilização estadual e somar a luta aos movimento nacionais.

Reestruturação Produtiva: agregou os subtemas, regulamentação do sistema financeiro, realização de conferência para debates, discussão sobre a implementação de tecnologia que permite pagamento via celular; combate aos correspondentes bancários e outros.

Remuneração: discussão sobre o índice a ser exigido na Campanha deste ano, a proposta votada foi a da inflação mais 10%, isso é, mais ou menos 18%.

Condições de Trabalho: temas como saúde do trabalhador/assédio moral, metas abusivas, onde a plenária entendeu que essa é continuamente uma das pautas centrais do movimento sindical.

Estratégias de Campanha: Delegados e Delegadas votaram que a negociação será unificada, com mesas concomitantes nos bancos públicos.

Eleição da Delegação Gaúcha: houve duas Chapas apresentadas – Chapa 1 (CSD, Articulação Sindical, CTB e CSA) contra Chapa 2 (Novo Rumo, Movimento Nacional de Oposição Bancária e Intersindical). Foram eleitos 38 delegados(as), a vitória foi da Chapa 1 que obteve 80% dos votos. Acompanharão também os debates da Conferência Nacional dois delegados natos (Comando Nacional) e quatro observadores.

Em breve publicaremos a lista dos Delegados e Delegadas eleitos para representar o RS na Conferência Nacional.

Assessoria de Imprensa Bancax


Compartilhe este conteúdo: