Proposta que retira direito da população decidir sobre venda do Banrisul está com deputado do PTB

A Proposta de Emenda Constitucional 280 (PEC 280/19), de autoria do deputado Sérgio Turra (PP) e que recebeu a assinatura de outros 24 deputados, foi distribuída nesta terça-feira, 15 de outubro, na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa para parecer. O relator, decido pela ordem da grade, é o deputado Elizandro Sabino (PTB), que também assinou a PEC.
Diversos representantes dos bancários acompanharam a reunião da Comissão, incluindo o presidente do SindBancários Porto Alegre e Região, Everton Gimenis, que divulgou vídeo nesta segunda-feira, 14, sobre a importância de acompanhar a tramitação da matéria e defender o Banrisul Público. Assista:

A PEC 280/19 propõe a retirada da Constituição Estadual da exigência de plebiscito popular para a venda do Banrisul, Corsan e Procergs, que havia sido incluída na Lei por conta da luta dos sindicatos ligados às categorias, durante o governo Antônio Brito, que ameaçava privatizar todas as empresas.

O mesmo movimento ocorreu em relação à CEEE, CRM e Sulgás, que tiveram a exigência do plebiscito extinta. Nesse caso, porém, a proposta havia partido do Executivo.

A ideia dos sindicatos e banrisulenses, agora, é sensibilizar o relator para que apresente um parecer contrário à proposta. As mensagens podem ser enviadas para os seguintes contatos:

Facebook: facebook.com/elizandro.sabino/
Instagram: instagram.com/elizandrosabino/
Twitter: twitter.com/ElizandroSabino
E-mail: elizandro.sabino@al.rs.gov.br
Telefone: (51) 3210-1421


Compartilhe este conteúdo: