O banco decidiu aguardar a proposta da Fenaban. Comissão também reivindicou fim da abertura das agências aos sábados

Na 6ª rodada de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) a Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa) reforçou a demanda para que as agências não abram mais aos sábados, já que não há mais qualquer justificativa. A Comissão também reiterou a cobrança para que haja o pagamento de remuneração ou compensação aos empregados que trabalham aos sábados e não marcam ponto. Outro aspecto foi a cobrança da apresentação de uma proposta global, para ser apreciada nas assembleias.

Na reunião, a Caixa respondeu que aguarda definições da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para apresentação de proposta de PLR. O banco informou que a alta direção da empresa valoriza o esforço dos empregados, mas que existe um limite para o pagamento da PLR na resolução 9 do SEST de pagar no máximo 25% do que a empresa paga de dividendos para o controlador, o que limitaria a distribuição para 6,25% do lucro líquido, que deve ser substancialmente menor que o de 2019. Portanto, não teria condições de formular a proposta neste momento. A Caixa também disse que fará esforços para cumprir o que for definido na mesa unificada. A PLR deverá voltar para a mesa de negociação na próxima quarta-feira (26).

“Entendemos eventuais dificuldades, mas reforçamos que a Caixa mantenha a PLR e PLR Social, ainda mais considerando todo o trabalho desprendido pelos colegas para atender o auxílio emergencial. Os empregados aguardam esse reconhecimento da empresa. Considerando a reunião da Fenaban amanhã, a Comissão optou também por aguardar. “, afirmou a coordenadora da CEE/Caixa e secretária da Cultura da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Fabiana Uehara Proscholdt.

Abertura aos sábados

A CEE/Caixa cobrou o fim da abertura das agências aos sábados e que haja o pagamento de remuneração ou compensação aos empregados que não marcam o ponto. Segundo a coordenadora da Comissão a reivindicação para a suspenção é uma demanda urgente dos empregados. “Temos diversas reclamações, os trabalhadores estão cansados e estafados. Na nossa avaliação, não há necessidade desse expediente aos finais de semana”, explicou.

A Caixa se comprometeu a reavaliar a demanda da abertura aos finais de semana bem como a demanda dos trabalhadores.

Saúde Caixa

Ainda sem definição, a Caixa afirmou que está buscando alternativas para as propostas do Saúde Caixa. A demanda também envolve a SEST.

 

Fonte: Fenae


Compartilhe este conteúdo: