Hoje, 25, é o último dia para inscrições a Delegado/a Sindical no Banrisul

Estão abertas as inscrições para a eleição de Delegados Sindicais do Banrisul na base de atuação do Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul. Até o dia 25 de janeiro os/as interessados/as  deverão realizar sua inscrição, que poderá ser feita através do e-mail bancax@bancax.org.br, pelo WhatsApp 54 9972 0922, ou pessoalmente, na sede da entidade, na Rua Borges de Medeiros, 676, Centro, em Caxias do Sul. Para quem optar pela última forma, lembramos que o sindicato estará fechado para obras a partir deste dia 20/01 até dia 24/01, retomando as atividades somente na terça-feira, 25.

São quatro (04) vagas disponíveis que poderão ser ocupadas por banrisulenses das cidades de Caxias do Sul, Farroupilha, Garibaldi, Veranópolis, Nova Roma do Sul, Monte Belo, Flores da Cunha, Antônio Prado, Ipê, São Marcos, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado e Canela. Lembrando que se houverem mais de um concorrente na mesma agência, somente um (01) poderá ser eleito.

Para concorrer ao cargo de Delegado/a Sindical, o/a interessado/a deverá ser bancário há pelo menos seis (06) meses e associado do sindicato há três (03) meses, no mínimo.

O que faz um/uma delegado/delegada sindical?

O Delegado Sindical é o representante da categoria em seu local de trabalho, fundamental na organização da luta e na mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras e, não por acaso, as maiores conquistas bancárias aconteceram nesses momentos. Esse é, portanto, o primeiro elo entre a categoria e o Sindicato e é eleito por seus próprios pares para representa-los diante das mais variadas demandas, entre elas o debate das questões trabalhistas e a ponte que leva a opinião dos colegas ao Sindicato e vice-versa.

O eleito ou a eleita tem o dever de se manter atuante e em contato permanente com os bancários e bancárias de sua agência, além de discutir e organizar as reivindicações, manifestações, críticas e sugestões para a melhoria das condições de trabalho, encaminhando-as ao Sindicato, que atuará em benefício coletivo.

Durante seu mandato, o Delegado não pode ser transferido do seu local de trabalho, salvo por iniciativa própria ou mediante negociação e tem garantida a estabilidade no emprego durante até um ano após o término de sua representação.

O papel do Delegado Sindical

Um de seus principais papéis é manter o vínculo com a entidade sindical de sua .

O Delegado Sindical deve verificar com assiduidade se o banco está em cumprimento com os acordos, convenções, contratos coletivos, decisões normativas e, em caso de disparidade, intervir e denunciar as questões ao Sindicato. Além disso, é sua função encaminhar as deliberações dos trabalhadores e trabalhadoras dos fóruns legítimos do Sindicato, como por exemplo assembleias, congressos e conferências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

18 − 4 =