Inicia hoje o período de campanha para a eleição de delegados/as sindicais. Quatro bancários/as se inscreveram para concorrer às quatro vagas disponíveis ao Banrisul na base de atuação do Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região.

A eleição ocorrerá nos dias 02 e 03 de fevereiro de 2022 e será realizada de modo virtual. O link será divulgado próximo ao pleito.

Estão inscritos/as os/as seguintes colegas banrisulenses (em ordem alfabética):

 

DAIANE PAVAN ECKER DE CASTRO

Operadora de Negócios

Agência Gramado

 

LUIZ CARLOS CREMA

Plataformista Pessoa Física

Agência Pio X

 

MARIA KEHL SCOLA

Operadora de Negócios

Agência Caxias Do Sul

 

MARISTELA ÁVILA DIAS

Plataformista Pessoa Jurídica

Agência UCS

 

O que faz um/uma delegado/delegada sindical?

O Delegado Sindical é o representante da categoria em seu local de trabalho, fundamental na organização da luta e na mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras e, não por acaso, as maiores conquistas bancárias aconteceram nesses momentos. Esse é, portanto, o primeiro elo entre a categoria e o Sindicato e é eleito por seus próprios pares para representa-los diante das mais variadas demandas, entre elas o debate das questões trabalhistas e a ponte que leva a opinião dos colegas ao Sindicato e vice-versa.

O eleito ou a eleita tem o dever de se manter atuante e em contato permanente com os bancários e bancárias de sua agência, além de discutir e organizar as reivindicações, manifestações, críticas e sugestões para a melhoria das condições de trabalho, encaminhando-as ao Sindicato, que atuará em benefício coletivo.

Durante seu mandato, o Delegado não pode ser transferido do seu local de trabalho, salvo por iniciativa própria ou mediante negociação e tem garantida a estabilidade no emprego durante até um ano após o término de sua representação.

O papel do Delegado Sindical

Um de seus principais papéis é manter o vínculo com a entidade sindical de sua região.

O Delegado Sindical deve verificar com assiduidade se o banco está em cumprimento com os acordos, convenções, contratos coletivos, decisões normativas e, em caso de disparidade, intervir e denunciar as questões ao Sindicato. Além disso, é sua função encaminhar as deliberações dos trabalhadores e trabalhadoras dos fóruns legítimos do Sindicato, como por exemplo assembleias, congressos e conferências.


Compartilhe este conteúdo: