Sindicato dos Bancários convida para o lançamento do livro Setenta, de Henrique Schneider

A tortura na ditadura militar é tema do livro, que faz parte de uma trilogia sobre os anos de chumbo da ditadura militar no Brasil

 

Nesta terça-feira, 26 de abril, o Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região promove o lançamento do livro Setenta, do escritor Henrique Schneider. O evento inicia às 18h30min, no Auditório do Sindicato. Na ocasião o autor fará a apresentação do livro conversará com o público presente e responderá a perguntas. Também haverá venda do livro e sessão de autógrafos.

 

Sobre o livro

O livro traz a estória de Raul, um bancário dedicado, um cidadão de bem levando uma vida tranquila em junho de 1970; destina todas as suas energias ao trabalho e a política não lhe interessa. Até que um dia, em meio ao clima de euforia patriótica às vésperas da final da Copa do Mundo, ele é confundido com um militante, preso e atirado em uma cela para confessar algo que não sabe. A partir daí, o jogo vira, e ele passa a viver o que de mais terrível aconteceu no Brasil nos anos da ditadura militar – período também conhecido como anos de chumbo.

Setenta recebeu o Prêmio Paraná de Literatura 2017 e é o primogênito de uma trilogia que circundará o tema da ditadura. A Solidão do Amanhã, seu sucessor, deverá ser lançado ainda em 2022, pela mesma editora, a Dublinense, e terá como foco central do enredo o exílio. A última obra está em fase de produção por Henrique Schneider e será concentrada na temática da censura.

A coordenadora da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Daniela Amoretti Finkler, lembra que este lançamento estava programado para ocorrer em maio de 2020, mas a pandemia fez com que se adiasse. “Acreditamos importante fazer o lançamento, mesmo que tardio. É necessário manter o tema ‘ditadura’ sempre em pauta para que não esqueçamos e para não repetirmos a história triste e sangrenta vivida nos anos de ditadura militar no Brasil”, reforça Daniela.

 

Sobre o autor

Henrique Schneider nasceu em 1963, em Novo Hamburgo/RS – cidade onde hoje vive. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), desde 1993 é sócio da Fagundes, Schneider e Advogados Associados.

Em 1984 publicou seu primeiro livro: Pedro Bruxo (Editora Metrópole). Em 1989, com O Grito dos Mudos, venceu o Prêmio Maurício Rosemblatt de Romance. O livro e o prêmio lhe abriram as portas para a literatura. Foram cinco edições pela Editora L&PM. Agora, publicado pela Bertrand Brasil (2006), está na terceira edição.

Após uma pausa, em 1999, publicou A Segunda Pessoa (Editora Mercado Aberto). Em 2003, passou a escrever a coluna semanal de contos Vida Breve, no jornal ABC Domingo. Em 2007, pela Bertrand Brasil, publicou Contramão, finalista da 50ª edição do Prêmio Jabuti e vencedor do Prêmio Livro do Ano – categoria Narrativa Longa –, promovido pela Associação Gaúcha de Escritores (Ages). Depois, vieram Avenida de Histórias (Um Cultural, 2009) e os textos de Novo Hamburgo – a cidade se revela (Um Cultural, 2009), obra compartilhada com os fotógrafos hamburguenses Joel e Isa Reichert. Ambos foram publicados através da Lei de Incentivo à Cultura.

Em 2009 foi patrono da Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo. Em 2012, foi patrono da 16ª Feira do Livro de Lindolfo Collor; em 2016, da 39ª Feira do Livro de Flores da Cunha e, em 2017, da 37ª Feira do Livro de Camaquã.

A reunião de 44 de seus contos compõe o livro A Vida é Breve e Passa ao Lado, publicado em 2011 pela Dublinense. Em 2014, publicou O Tempo Quase pela Lê Editora, e em 2015, Respeitável Público, novamente pela Dublinense. No ano seguinte, participou, ao lado do fotógrafo Edison Vara, do livro Cidades Contemporâneas (Um Cultural, 2016).

Setenta, o mais recente livro de Henrique Schneider, foi o vencedor na categoria Romance do Prêmio Paraná de Literatura 2017.

 

Serviço:

Lançamento do livro Setenta, de Henrique Schneider

Dia 26 de abril, às 18h30min

Haverá coquetel antes do evento

Confirmar presença pelo telefone 54 3223.2166 ou pelo wtsp 54 9972 0922

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

1 × 5 =