Empregados(as) do Itaú Unibanco discutem temas para Encontro Nacional

Os empregados e as empregadas do Itaú Unibanco do Rio Grande do Sul realizaram seu Encontro Estadual nesta segunda-feira, 9 de maio, pelo Zoom. Foram discutidas as principais pautas que serão levadas ao Encontro Nacional por banco e à Conferência dos Bancários deste ano.

No início do Encontro, o secretário de Saúde da Contraf-RS, Mauro Salles, fez uma análise da conjuntura nacional com relação às questões de saúde da categoria bancárias, destacando a pressão por metas e as formas de avaliação que levam bancários e bancárias ao adoecimento físico e mental, as sequelas da Covid-19 e as dificuldades de acesso aos benefícios do INSS. Além disso, Salles destacou que este ano será difícil manter a mesa única com a Fenaban e garantir avanços e conquistas.

Em seguida, o coordenador da Comissão de Organização dos Empregados do Itaú Unibanco, Jair Alves dos Santos, pontuou que a regulamentação do teletrabalho deve ser um dos pontos principais da campanha nacional dos(as) bancários(as) deste ano. Os temas saúde, remuneração, previdência, segurança e diversidade também estarão na mesa de debate. De acordo com Santos, o movimento sindical vai cobrar a regulamentação do teletrabalho na mesa única com a Fenaban.

O diretor de Diversidade e Combate ao Racismo do SindBancários Porto Alegre e Região, Sandro Rodrigues, apresentou um levantamento feito pelo sindicato, que aponta as discriminações sofridas pela população LGBTQIA+, afrodescentes, mulheres, jovens e pessoas com deficiência no ambiente de trabalho. As informações foram coletadas em setembro de 2021.

Entre outros apontamentos, a pesquisa mostrou que 1/3 dos respondentes (627 pessoas) afirma sofrer discriminações no trabalho e 20% deles afirmou ter sido discriminado por um superior hierárquico. Segundo Rodrigues, foram recebidos diversos relatos impactantes. A pesquisa será apresentada do Encontro Nacional dos Empregados do Itaú Unibanco, que terá uma mesa específica sobre diversidade.

A delegação do Rio Grande do Sul poderá levar duas pessoas, um delegado e uma delegada para o Encontro Nacional presencial. Mas será aberta a possibilidade de outras pessoas participarem de forma remota, já que o evento será híbrido.

 

Fonte: Fetrafi-RS


Compartilhe este conteúdo: