Banco garantiu concurso público com reposição de vagas do PDV e acatou cláusulas que ampliam a participação dos sindicatos na solução de questões de saúde e solução de conflitos

 

Nesta quinta-feira, 18, os Banrisulenses conquistaram alguns avanços na negociação com o Banrisul. O Banco deu retorno positivo para algumas das reivindicações dos trabalhadores e das trabalhadoras e evoluiu na discussão da renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

O Banrisul havia trazido para a mesa de negociação algumas alterações de redação no ACT, mas todas aquelas que representariam retirada de direitos foram rejeitadas em mesa pelo Comando Nacional dos Banrisulenses. Das demandas trazidas pelo banco permaneceram a manutenção do banco de horas e a discussão sobre PDV.

Entre as propostas rejeitadas estão uma cláusula sobre desistência de ações trabalhistas e a possibilidade de pagamento proporcional (abono de caixa e gratificação de caixa eventual). “Defendemos com unhas e dentes a ideia de que caixa deve receber gratificação sempre, pois é a pessoa que tem o maior risco de errar e perder com isso”, afirmou o presidente do SindBancários Porto Alegre e Região, Luciano Fetzner. Os negociadores do Banco se comprometeram a levar a resposta à diretoria do Banco e dar um retorno até essa sexta-feira, 19, sobre a renovação do acordo.

Concurso público

A discussão sobre PDV foi a condicionante apresentada pelo Banrisul para realização do concurso público, um dos pontos prioritários da campanha deste ano e que vem sendo reivindicado desde o governo Sartori pelo movimento sindical. O Comando Nacional dos Banrisulenses garantiu em mesa a realização do concurso com a reposição de, no mínimo, todas as vagas conforme o número de adesões ao PDV, mas ainda serão discutidos outros detalhes sobre este tema.

Saúde e respeito no ambiente de trabalho

As negociações avançaram, também, com relação a reivindicações apresentadas em reuniões anteriores. O Banco confirmou a adesão à cláusula 61 da Convenção Coletiva de Trabalho dos Bancários e aceitou discutir a melhor forma de implementar as ações para solução de conflitos a partir de uma Comissão paritária. “Em casos de assédio pode haver julgamento injusto, por isso é importante em algum momento, na estrutura do Banco, o sindicato estar representado”, argumentou o diretor da Fetrafi-RS Fabio Soares.

No que diz respeito à saúde, o Banrisul acatou a sugestão de implementar um programa de tratamento pós-Covid dos(as) empregados(as) que tiveram a doença. O programa vai contar com a participação do movimento sindical.  “Esta é uma vitória importante, pois os colegas estão sofrendo com as sequelas da Covid e precisamos dar uma atenção especial a isso”, pontuou a diretora da Fetrafi-RS e membro da Comissão Paritária de Saúde, Raquel Gil de Oliveira.

Valorização dos ONs

Outra pauta prioritária da campanha, a gratificação dos Operadores de Negócios voltou a ser cobrada pelo Comando. Os representantes dos(as) trabalhadores(as) pressionaram o Banco por uma proposta de reajuste aos ONs além do que está sendo discutido com a Fenaban. “Desde o início dessa campanha salarial nós dissemos que nossos eixos prioritários seriam a renovação integral do ACT, concurso público já e valorização dos Operadores de Negócios, um dos setores que mais entrega resultado ao banco. Falta uma posição clara do Banrisul sobre este último tema para termos uma proposta global para apreciar nas assembleias”, ressaltou o diretor da Fetrafi-RS Sergio Hoff. Os negociadores garantiram que a discussão já está sendo feita dentro do Banco e ficaram de dar retorno sobre a demanda na próxima reunião.

A próxima rodada de negociação deve iniciar entre segunda e terça-feira e as reuniões deverão acontecer diariamente. “Hoje tivemos bons avanços, mas ainda ficaram pontos a serem debatidos para garantir a manutenção dos nossos direitos. Esperamos que na semana que vem a gente saia com um acordo positivo para todos, Banrisulenses e Banrisul”, concluiu a diretora da Fetrafi-RS Ana Maria Betim Furquim.

 

 

Fonte: Fetrafi-RS / Verdeperto Comunicação/Aline Adolphs(Texto)

Foto: Manoela Frade/SindBancários POA e Região


Compartilhe este conteúdo: