Acordo já está vigente e terá validade por dois anos

 

Após uma campanha difícil, finalmente os Banrisulenses formalizaram a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Banrisul por mais dois anos. A assinatura ocorreu nesta quarta-feira, 14 de setembro, mas todos os direitos garantidos pelo Acordo já estão valendo desde 1º de setembro.

“Conseguimos a renovação sem retrocessos e conquistamos alguns avanços importantes em nossas pautas prioritárias, como a realização de concurso público e a valorização dos operadores de negócios, além de avançarmos nas pautas de saúde e combate a todas as formas de assédio”, destacou a diretora da Fetrafi-RS e membro do Comando Nacional dos Banrisulenses Raquel Gil de Oliveira.

“O momento é difícil, mas conquistamos a renovação do nosso ACT, que é superior ao dos demais bancos. Ter um acordo de dois anos é fundamental neste momento em que não sabemos ainda como será a conjuntura política e social após as eleições de outubro”, frisou também diretor da Fetrafi-RS e membro do Comando Fábio Soares.

Concurso garantido

Conforme o ACT Banrisul, o concurso público para escriturário garantirá a reposição dos colegas que saíram no PDV anterior e, também, do próximo, anunciado pelo Banco para o ano que vem. Serão 824 vagas iniciais, mais o que resultar na adesão ao PDV, que podem ser até mais de 800 novamente. O Acordo prevê que só sairão funcionários após a entrada dos concursados.

“O concurso público é uma bandeira histórica do movimento sindical. Depois de tanto tempo, o Banco finalmente aceitou a nossa reivindicação. Essa reposição do quadro será fundamental, pois os colegas estão sobrecarregados nos seus locais de trabalho, principalmente nas agências do Interior onde o Banrisul é a única instituição bancária”, enfatiza a também diretora da Fetrafi-RS e Banrisulense Ana Maria Betim Furquim.

Quanto ao PDV, foi conquistada uma mudança na proposta apresentada inicialmente pelo Banco. Haverá a progressão de faixa dos gerentes gerais, que terão um percentual de 0,40 na adesão ao Programa.
Assim, os incentivos do PDV ficam em:
0,35 Funções Gerenciais e Executivas
0,40 Gerentes gerais e auditores
0,60 Comissionados
0,80 Não comissionados
ONs vão ter a gratificação incluída no cálculo

Valorização dos operadores de negócios

Com relação à valorização dos operadores de negócios (ONs), a proposta foi de 20% de reajuste na gratificação, incidindo sobre as demais verbas, como férias e 13º salário. O índice foi 150% superior ao reajuste conquistado na negociação com a Fenaban para a categoria.

Combate ao assédio

Outro item que passa a constar no ACT Banrisul é a adesão do Banco à cláusula 61 da Convenção Coletiva de Trabalho da Categoria. O texto trata do Programa Nacional de Resolução de Conflitos relacionado ao assédio no trabalho. Além da adesão, foi acordada a participação da Comissão Paritária de Saúde do Banrisul no acompanhamento das denúncias de assédio e de todo o seu processo de apuração.

“Conquistamos um acordo muito positivo para os Banrisulenses, com todas as nossas pautas prioritárias atendidas. A luta, agora, é para manter o Banrisul público e forte, se não, de nada terá adiantado garantirmos concurso público e melhores salários”, ressalta o presidente do SindBancários Porto Alegre e Região, Luciano Fetzner, lembrando a campanha de mídia Eu Sou Banrisul, promovida pela entidade, e pela Fetrafi-RS e sindicatos filiados que visa o comprometimento dos políticos com a manutenção do Banrisul público.

“É fundamental que o voto dos gaúchos e gaúchas seja depositado em candidatos publicamente comprometidos com o Banrisul público nas eleições de outubro, tanto para governador, quanto para deputado. Ganhamos o jogo na campanha salarial e precisamos virar esse jogo nas eleições, garantindo vida longa ao nosso Banco do Estado do Rio Grande do Sul”, finalizou Fetzner.

 

Fonte: Fetrafi-RS


Compartilhe este conteúdo: