Evento, realizado no contexto dos 21 Dias de Ativismo, abordará ainda o impacto da mudança de governo nas políticas de combate à violência de gênero no trabalho

 

A Rede de Mulheres UNI Brasil e o Fórum Nacional de Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais realizam na quarta-feira, 7 de dezembro, das 10h às 12h, o “Encontro 21 Dias de Ativismo – Cenário Brasileiro e Expectativas para o Futuro no Combate à Violência contra a Mulher”. O evento é realizado no contexto dos 21 Dias de Ativismo, que começaram em 20 de novembro (Dia da Consciência Negra), passando pelo dia 25 (Dia de Combate à Violência Contra a Mulher), e se encerram em 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos).

O encontro será realizado de forma híbrida, ou seja, poderá ser acompanhado pela plataforma online Zoom ou de forma presencial, na rua Formosa, 367 – 4º andar, Anhangabaú, São Paulo (SP).

A advogada, assessora parlamentar e especialista em Direito Coletivo do Trabalho, Zilmara Alencar, confirmou presença como palestrante para avaliar os desafios do cenário político brasileiro no enfrentamento à violência contra a mulher. O evento contará também com a participação de uma representante da Organização Internacional do Trabalho (OIT), com nome ainda a ser confirmado, para discutir as perspectivas para a ratificação da Convenção 190 no país.

“A Convenção 190, ou C190, é o primeiro tratado internacional para enfrentar a violência e o assédio no ambiente laboral e foi aprovada em 2019 pela OIT”, explicou Fernanda Lopes, secretária da Mulher da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), que integra a campanha dos 21 Dias de Ativismo e que também é uma das organizadoras do encontro de 7 de dezembro. “O Brasil está entre os países que ainda não ratificaram a C190, que, além de fornecer a primeira definição internacional de violência e assédio no mundo do trabalho, inclui violência de gênero e assédio”, pontuou.

Informações

Encontro 21 Dias de Ativismo – Cenário Brasileiro e Expectativas para o Futuro no Combate à Violência contra a Mulher

Quando: 7 de dezembro
Horário: 10h às 12h

Formato: híbrido; remoto pelo Zoom (acesse aqui o link) e presencial (rua Formosa, 367 – 4º andar, Anhangabaú, São Paulo – SP)

Realização: Rede de Mulheres UNI Brasil  e Fórum Nacional de Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais

 

Fonte: Contraf-CUT


Compartilhe este conteúdo: