Na contramão da modernização e digitalização dos bancos e instituições financeiras, o Banrisul deve extinguir sua Agência Digital faltando menos de um mês para encerrar o ano. O banco público do Estado do Rio Grande do Sul prepara para o primeiro dia de janeiro de 2023 o encerramento do atendimento nessa modalidade.

O movimento sindical entende que a medida é mais um retrocesso dessa gestão e estima que mais de 20 mil clientes terão que ser remanejados para as agências físicas. Essa atitude abre a possibilidade de migração destes para outros bancos que oferecem a mesma modalidade.

Dirigentes do SindBancários estiveram nesta quinta-feira (01) pela manhã na Direção-Geral do Banrisul, no centro da Capital, conversando com colegas sobre a situação. No local, eles visitaram o setor de RH para questionar a reestruturação proposta pelo banco. O Sindicato afirma que ficará de olho na reformulação que vem sendo feita pela instituição para que nenhum(a) trabalhador(a) seja prejudicado(a).

Na análise do diretor da Fetrafi-RS e empregado da instituição, Fabio Soares, a atual administração trabalhou todo o tempo na ideia de privatização do Banrisul. “Houve um equívoco da administração no momento em que trabalhou para desvalorizar o banco público e criar condições para a entrega à iniciativa privada. O projeto de entrega do banco foi derrotado nas últimas eleições, quando surgiu na pauta da campanha eleitoral dos candidatos no segundo turno”, observou o dirigente. Pesquisas apontam que a maioria dos gaúchos e gaúchas é contra a venda do Banrisul.

O presidente do SindBancários, Luciano Fetzner, afirmou que não dá para entender esse movimento do Banrisul. “Enquanto todas as demais instituições financeiras estão se desdobrando para desenvolver formas de competir com fintechs ou personal bankers, o Banrisul agora parece estar apontando para o lado inverso. E isso não faz sentido nenhum”, criticou o sindicalista.

Segundo a diretora do Sindicato Ana Guimaraens, a medida tem causado apreensão nos trabalhadores. “Infelizmente, as vésperas das festas de final de ano, a direção do Banrisul faz essa alteração radical na agência digital, trazendo preocupação e insegurança para os funcionários. O SindBancários vai acompanhar de perto para garantir que os colegas não sejam prejudicados”, concluiu.

 

Fonte: Imprensa SindBancários


Compartilhe este conteúdo: