Nota de Repúdio

As cenas de vandalismo registradas neste domingo 8, com terroristas golpistas invadindo as sedes dos três Poderes da República – o Palácio do Planalto, o Congresso Federal (sede do Senado e da Câmara Federal) e o Supremo Tribunal Federal – foram atos contra a democracia, com dilapidação do patrimônio público, depredação do patrimônio histórico e desrespeito às instituições cuja principal missão é defender e fazer cumprir a Constituição Federal do Brasil.

O Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região, com mais de 87 anos de história em defesa da democracia e dos trabalhadores, repudia os atos ocorridos no domingo, 8 de janeiro de 2023, na capital federal do país.

Movidos à mentiras (fake news) espalhadas via redes sociais e internet, uma horda de criminosos autointitulados de “patriotas”, depredaram e destruíram obras de arte, mobiliários e prédios históricos tombados pelo patrimônio mundial. Lembramos que o desrespeito às instituições e a grave ameaça ao Estado Democrático de Direito, impulsionados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e sua trupe, têm se agravado nos últimos anos.

A gravidade dos acontecimentos exige uma resposta de entidades democráticas, partidos, movimentos sociais e sindicais em defesa da democracia. Os movimentos sociais vão organizar e mobilizar atos pela democracia e de repúdio a tentativa de golpe e os atos de violência. Não nos silenciaremos diante da barbárie e do terrorismo. É preciso punir rigorosa e exemplarmente não somente os baderneiros terroristas, mas seus financiadores!

 

Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

15 + dois =