Ansiedade, desânimo, alteração no humor e problemas de sono. Esses problemas são cada vez mais comuns com o ritmo acelerado imposto pela vida moderna. Transtornos esses que atingem boa parte dos bancários e bancárias. Se você está sofrendo com algum destes problemas, é preciso acender o sinal de alerta. Afinal, nada é mais importante que a nossa saúde mental. Essa é a mensagem que a Fetrafi-RS quer passar esse ano na campanha do Janeiro Branco.
A pressão e a rotina estressante presente na atividade bancária deixam os(as) trabalhadores(as) mais suscetíveis às doenças que afetam a saúde mental. Nos bancos, a política perversa de cobrança de metas e assédio moral são comuns. Essas práticas resultam em uma categoria com elevado número de casos de depressão, transtorno de ansiedade, Síndrome do Pânico e Síndrome de Burnout.

Na visão da diretora da Fetrafi-RS, Raquel Gil de Oliveira, a sociedade capitalista vem interferindo cada vez mais na subjetividade da vida dos(as) trabalhadores(as), criando fetiches de que a felicidade está ligada ao conceito do capital de sujeito bem sucedido e do sentir-se bem, levando inclusive ao pensamento consumista. “O capitalismo não tem a mínima consideração, nem com a saúde e nem com a vida. Por isso, precisamos estar unidos na luta em busca de direitos à saúde física e mental dos(as) trabalhadores(as), que provoquem avanços na sociedade”, afirma.

Ao longo do mês de janeiro, a Fetrafi-RS irá publicar conteúdos para tratar de saúde mental. Vamos trazer dicas, informações e a palavra de especialistas sobre o tema. Você poderá acompanhar as publicações da campanha Janeiro Branco no Portal Bancários RS e nas redes sociais da Federação.

O que é o Janeiro Branco?
O Janeiro Branco é uma campanha feita em todo o Brasil que visa chamar atenção para o impacto das doenças psíquicas na vida das pessoas. O período foi escolhido porque é neste mês que estamos mais focados em resoluções e metas para o novo ano que inicia.
Fonte: Fetrafi-RS


Compartilhe este conteúdo: