O banco público é o agente pagador das aposentadorias e outros benefícios do Regime Geral de Previdência Social

A Previdência Social Brasileira completou 100 anos nesta terça-feira (24) e a Caixa faz parte dessa história. A capilaridade do banco permite que os aposentados de todo o Brasil recebam a aposentadoria e os benefícios sociais. São 4,3 mil agências e postos de atendimento e mais de 87 mil empregados preparados para atender os brasileiros.

Por toda essa importância e pela atuação fundamental neste século de proteção e garantia dos direitos dos trabalhadores, a Caixa será uma das homenageadas no Ministério da Previdência. O Banco do Brasil e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) também vão receber a comenda.

“A Caixa é agente pagador da aposentadoria e dos outros tantos benefícios e direitos da seguridade social. A homenagem é merecida e reconhece a importância da Caixa para o país, seus trabalhadores e a população que não tem recursos para subsistir”, avalia o presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), Sergio Takemoto.

A Previdência Social atende mais de 70 milhões de trabalhadores, com 37 milhões de benefícios pagos mensalmente. Ela também é responsável por benefícios como auxílio-doença, salário-maternidade e pensão por falecimento, dentre outros benefícios do Regime Geral de Previdência Social (RGPS).

A garantia de uma renda para os trabalhadores aposentados aconteceu em 1923, com a Lei Eloy Chaves. Ele criou as “Caixas de Aposentadoria e Pensão (CAPs)” – um fundo gerido por patrões e empregados de companhias ferroviárias. Além da aposentadoria, as caixas financiavam serviços médicos/hospitalares aos trabalhadores e seus dependentes.

Esta e outras histórias do tempo em que o Brasil começava a realizar projetos pelos direitos trabalhistas e sociais é contada no livro  “Os 100 anos da Previdência Social do Brasil”. O material vai ser lançado como parte das comemorações.

Fonte: FENAE


Compartilhe este conteúdo: