Instituto, que nasceu questionando a inflação oficial, completou 67 anos em dezembro

O Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) recebeu, em cerimônia realizada no dia 26 de janeiro, em Brasília, o prêmio Destaque Econômico 2022, organizado pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon). A entidade, que em dezembro completou 67 anos, ganhou na modalidade Desempenho Técnico, uma das três previstas – as outras são Academia e Mídia.

Essa categoria, lembra o Dieese, “tem como objetivo prestigiar entidades públicas ou privadas que se destacaram na aplicação prática do instrumental fornecido pela ciência econômica”. O instituto foi criado por sindicalistas que questionavam os cálculos oficiais de inflação.

A presidenta do Dieese, Maria Aparecida Faria, e o diretor técnico, Fausto Augusto Jr., estiveram na premiação, além da supervisora técnica no Distrito Federal, Mariel Angeli Lopes. O instituto, que recebeu o mesmo prêmio em 2018, tem uma direção sindical e outra técnica.

A escolha dos premiados começa com indicações votadas pelos Conselhos Regionais e pelo Federal. Na última votação, é preciso receber mais da metade dos votos.

Como Personalidade Econômica do Ano, foi escolhido Antonio Melki Jr., secretário-executivo do Cofecon de 1985 a 2000. Ele morreu em abril do ano passado. O prêmio de Mulher Economista foi para a professora Tania Bacelar, ex-diretora da Superintendência para o Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), entre outros cargos que ocupou. Como Mulher Transformadora, a escolhida foi Joice Marques, gestora do espaço Casa Akotirene, quilombo urbano localizado na Ceilândia, no Distrito Federal.

Nas outras categorias de Destaque Econômico, os conselheiros escolheram o jornal Valor Econômico (mídia) e a Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo (academia).

Fonte: Rede Brasil Atual


Compartilhe este conteúdo: