O Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região em conjunto com o Sindiserv, promovem, no dia 10 de março, às 19h30, a apresentação da peça teatral “Odila” protagonizada pela atriz caxiense Tina Andrighetti. O evento integra as ações da Semana da Mulher e será realizado no auditório do Sindiserv, na rua Carlos Giesen, 1217, 6º andar.

Cada associado ou associada do sindicato pode retirar dois ingressos gratuitamente.

Retire seus ingressos na sede do sindicato, a partir desta sexta-feira (24) até o dia 7 de março de 2023 ou faça contato neste mesmo prazo pelo telefone (54) 3223.2166, e-mail bancax@bancax.org.br ou pelo WhatsApp 54 9972-0922 .

Atenção: As vagas são limitadas.

Sinopse

Era 22 de julho de 1943. A cidade de Caxias do Sul foi sacudida por sucessivas explosões, vitimando oito mulheres, sete das quais perderam sua vida ao cumprirem o dever “pelo esforço de guerra”.

O trágico acontecimento deu-se na Gazola, Travi & Cia, em meio à II Guerra Mundial. A empresa, encampada pelo Exército, fabricava artefatos bélicos para os combatentes brasileiros e, naquele dia, cerca de vinte operárias – com idades entre 14 e 20 anos, fabricavam munições no pavilhão.

Odila sobreviveu, porém sua vida tomou outro rumo, contrário aos desejos alimentados até então, no auge dos seus 20 anos. O espetáculo conta um pouco dessa trajetória na vida de Odila Gubert, jovem cidadã caxiense que teve seus sonhos ceifados por essa tragédia, numa época em que ainda se desconsiderava a saúde e o bem-estar do trabalhador e da trabalhadora, que representavam apenas mais uma peça na engrenagem da produção.

Peça Teatral Odila

Ficha técnica:
Direção e atuação: Tina Andrighetti
Supervisão de Dramaturgia/Cena: Tefa Polidoro
Pesquisa: Paula Cervelin Grassi e Tina Andrighetti
Produção: Gabriel Zeni
Cenário: Roberta Tiburri
Música Composição/Seleção: Gutto Basso
Figurino: Letícia Milani
Sonoplastia: Marielle da Rosa Costa
Iluminação: Juarez Barazetti
Registro Fotográfico: José Alberto Selbach Junior
Design Gráfico: Cassi Boff

Duração: 60 minutos
Classificação etária: +12


Compartilhe este conteúdo: