Na TVT, executiva fala sobre a função social dos bancos públicos para que atuem na democratização do acesso à vida financeira do país

A presidenta da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano, é a convidada do programa Entre Vistas que vai ao ar nesta quinta-feira (9), às 21h15, na TVT. “Nada melhor do que conversar com uma executiva desse porte na semana em que se celebra o Dia Internacional da Mulher”, destacou o jornalista e apresentador Juca Kfouri.

Funcionária da Caixa desde 1989, Rita Serrano assumiu a presidência da instituição em janeiro desde ano, por indicação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Desde 2014, ela atuou no Conselho de Administração do banco, para o qual foi eleita três vezes como representante dos empregado. Rita também presidiu o Sindicato dos Bancários do ABC entre 2006 e 2012. Ela é também conselheira da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae). E desde 2015 coordena o Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas.

O próprio Lula citou a trajetória da executiva em evento do governo federal nesta quarta (8), Dia da Mulher. Ao anunciar o pacote com 25 ações voltadas aos direitos das mulheres, o presidente destacou que “nenhum avanço das mulheres foi dado de ‘mãos beijadas’”. E que “todos foram conquistados com muita luta”. Ao lembrar de nomes que fizeram diferença na história e superaram o machismo, desde a luta pela independência do Brasil, – nos tempos do Império –, Lula disse pensar “em quantos obstáculos tiveram que transpor Tarciana (Medeiros, presidenta do Banco do Brasil) e Rita para chegar no comandos dos bancos”, destacou.

Papel social dos bancos públicos

Na conversa com Juca, Rita fala sobre a função social dos bancos públicos para que atuem na democratização do acesso à vida financeira do país. Em sua posse, a executiva defendeu que a Caixa busque “equilíbrio entre as operações comerciais e as ações de inclusão”.

No pacote de ações voltadas às mulheres, por exemplo, a instituição financeira terá papel na qualificação de mulheres em três laboratórios de inovação social no Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. A iniciativa fará parte do programa Mulheres na Favela. O banco também anunciou nesta quarta a liberação de condições especiais de negociação de crédito para as mulheres.

O programa Entre Vistas com Juca Kfouri vai ao ar todas às quintas, às 21h15, na TVT. A íntegra das edições anteriores está disponível no YouTube e também em formato de podcast nas plataformas digitais.

Fonte: Rede Brasil Atual 


Compartilhe este conteúdo: