Evento será nesta sexta-feira, na Câmara de Vereadores

O seminário TRABALHO DECENTE, SIM / TRABALHO ESCRAVO, NÃO será realizado nesta sexta-feira, dia 10 de março, a partir das 14h, na Câmara dos Vereadores de Caxias do Sul.

 

Os participantes do evento terão a oportunidade de apresentar e discutir propostas concretas que depois vão compor uma carta que será apresentada para autoridades e aos poderes executivo, legislativo e judiciário. O objetivo é conscientizar sobre a precarização do trabalho e combater situações de trabalho escravo contemporâneo.

 

Recentemente, no município de Bento Gonçalves, foram resgatados mais de 200 trabalhadores que se encontravam em situação análoga à escravidão. Eles estavam alojados em condições impróprias e foram atraídos para realizar a colheita da uva. As promessas feitas no momento da contratação não foram cumpridas e os trabalhadores relataram ameaças, intimidações e agressões.

 

Em 2022, o Brasil teve recorde de trabalhadores resgatados em trabalho análogo à escravidão. Foram realizadas 432 operações, que resgataram pelo menos 2.575 trabalhadores, conforme dados do Ministério Público do Trabalho (MPT).

O TRABALHO DECENTE, SIM / TRABALHO ESCRAVO, NÃO  terá a participação do Fórum das Centrais Sindicais, que reúne as principais centrais de trabalhadores do estado, representação do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, Tribunal Regional do Trabalho – TRT 4ª Região, Ministério Público do Trabalho – MPT, da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, do Senador Paulo Paim, de deputados federais e estaduais e sindicatos de trabalhadores da região e do RS.

 

Foto: PRF
Com informações de Brasil de Fato, CUT RS e Extraclasse

 


Compartilhe este conteúdo: