Não haverá alteração salarial e, de acordo com o banco, alterações visam a dinamizar e agilizar as decisões, bem como alcançar mais horizontalidade

O Santander comunicou que fará uma alteração nas nomenclaturas dos cargos. O anúncio foi feito nesta quarta-feira 22, em duas reuniões: uma realizada entre membros da Comissão de Organização dos Empregados (COE Santander) e o RH do banco; e outra entre funcionários e o presidente do banco, Mario Roberto Opice Leão.

Novas nomenclaturas de cargos do Santander

Especialista – Cargos sem gestão de pessoas. Serão subdivididos em quatro segmentos (1, 2, 3 e 4).
Exemplos de cargos atuais que serão inseridos nesta nova nomenclatura: Analistas em geral, gerentes de contas e de relacionamento.

Líder – Fazem gestão de equipes e as mobilizam.
Exemplo de cargos: gerentes-gerais e gerentes administrativos.

Head – Definem e direcionam estratégias, e formam novos líderes.
Exemplo: Superintendentes.

Sócio – Tomam as decisões.
Exemplos: Diretores, vice-presidentes e presidente.

Conforme Luiz Cassemiro, membro da COE, o banco argumenta que esta alteração é para tornar a instituição mais simples, dinamizar e agilizar as decisões, bem como alcançar mais horizontalidade. Na prática, nada muda em relação à remuneração e benefícios dos trabalhadores e trabalhadoras. “Como nos últimos anos o Santander tem fomentado a terceirização com empresas dentro do seu conglomerado, questionamos se com estas alterações o banco não pode estar atrelando alguma estratégia de terceirização destes trabalhadores bancários no futuro, pois esta tem sido uma preocupação constante dos colegas. O Santander afirmou que não existe esta possibilidade”, destaca Cassemiro.

“Para o movimento sindical, as mudanças de nomenclaturas só resultarão em mais dinâmica e agilidade se forem acompanhadas da revisão de processos internos, e se houver de fato valorização das pessoas. Acompanharemos de perto essas mudança para que possamos aferir se haverá outros impactos para os trabalhadores”, afirma Lucimara Malaquias, coordenadora da COE Santander.

As mudanças serão efetivadas a partir de maio e, nos próximos dias, o banco enviará um comunicado institucional e individual para cada funcionário detalhando as mudanças.

Informação: Imprensa SindBancários e Sindicato dos Bancários de SP


Compartilhe este conteúdo: