Com o objetivo de promover o debate sobre as condições contemporâneas do trabalho bancário, a Fetrafi-RS em parceria com o SindBancários de Porto Alegre e região realiza a 1ª Conferência Intersetorial sobre Saúde e Trabalho bancário que terá como tema central o combate ao adoecimento generalizado da categoria. A atividade acontece dia 13 de abril, quinta-feira, a partir das 8h30.

Estabelecer um espaço permanente de discussão sobre a Saúde dos Trabalhadores e Trabalhadoras para o enfrentamento adequado dos desafios e traçar estratégias de inovação e superação de forma conjunta com todas as instituições capazes de contribuir para o combate ao adoecimento generalizado da categoria, também são objetivos da atividade.

Jaceia Netz, assessora da Secretaria de Saúde do SindBancários POA destacou que, após seis anos de desmonte do Brasil, é necessário atuar de forma organizada. E esse é o momento para avançar e acabar de vez com o descuido com a saúde do trabalhador. “O nosso objetivo nesse encontro é fazer um diagnóstico de como os modos de gestão estão adoecendo a categoria bancária e a ineficácia dos órgãos que deveriam estar protegendo e nos últimos anos foram sucateados, deixando os bancários completamente a mercê dos banqueiros e dessas gestões assediadoras,” conta.

Para dar conta dos desafios está previsto na programação da Conferência, um espaço de diagnóstico do adoecimento generalizado da categoria e uma mesa para debater o papel do Poder Judiciário, do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Sistema Único de Saúde (SUS), que são órgãos também responsáveis pela fiscalização e melhorias na saúde e condições de trabalho. 

Segundo André Guerra, psicólogo e assessor da Secretaria de Saúde do SindBancários POA, a potência da atividade está na proposta de intersetorialidade. “Essa ideia [intersetorialidade] é para que a gente consiga pegar um mesmo problema, mas que diz respeito a vários setores distintos. A saúde do trabalhador é um problema muito complexo, que envolve muitas questões e essas questões tocam competências, tarefas e desafios de agentes distintos. A inovação dessa ideia é criar um espaço para que a gente possa lidar com essa complexidade,” explica.

Carta de Porto Alegre 
Ao final do encontro será lançada a Carta de Porto Alegre como uma forma de sistematizar o diagnóstico sobre a saúde e condições do trabalho bancário para buscar o encaminhamento das ações junto a todos os órgãos responsáveis pela saúde do trabalhador.

“Nessa Conferência nós vamos conversar com os responsáveis dessas instituições e, a partir da Conferência, queremos construir a Carta de Porto Alegre com resoluções tanto no sentido de buscar soluções como também buscar e traçar uma caminhada em conjunto, nacionalmente, com a categoria para resolver esses velhos problemas e enfrentar de forma organizada e propositiva,” concluiu Jacéia.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 7 de abril pelo link: https://saudebancaria.eventize.com.br/  

Participe! 

Serviço
1ª Conferência Intersetorial sobre Saúde e Trabalho bancário: o combate ao adoecimento generalizado da categoria
🗓️ 13 de abril (quinta-feira)
⏰ 8h30
📍Fetrafi-RS (Rua Fernando Machado, 820 – Poa) e SindBancários (Rua General Câmara, 424 – Poa)
🔗Inscreva-se: até 7/04. Acesse: https://saudebancaria.eventize.com.br/


Compartilhe este conteúdo: