No primeiro mês de 2023 foram abertos 72 pedidos de falência. Em janeiro, de acordo com o estudo do Serasa, 92 empresas pediram recuperação judicial. É o maior nível de revés empresarial em três anos

O sistema financeiro nacional apresentou uma queda de 9,5% em fevereiro na concessão de novos créditos e financiamentos no Brasil em relação ao mês de janeiro.

Os dados são do próprio Banco Centrral (BC) e foram divulgados na manhã desta quarta-feira, 29. Este é um dos sintomas do chamado remédio amargo que vem sendo aplicado pelo próprio BC com a manutenção dos juros da taxa Selic em 13,75%.

Independente desde 2021, quando a taxa Selic era 1,9%, o BC comandado por um indicado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) conseguiu unir governo petista ao varejo e à indústria contra os juros altos.

Para especialistas, a política que tem feito o país ter a maior taxa de juros do mundo prejudica a saúde financeira das empresas.

Em especial, são dois fatores: a necessidade de recursos para pagar dívidas que muitas vezes foram contraídas em cenários onde as taxas estavam perto da mínima, caso de 2021, e a dificuldade ou receio dos consumidores na aquisição de produtos que não sejam indispensáveis.

Antonio Sá, especialista em varejo e professor de pós-graduação de algumas das principais escolas de negócios do país diz que ao participar de vários fóruns de varejistas tem a nítida impressão de que as vendas relacionadas à Copa do Mundo, ao Natal e às festas de fim de ano ficaram muito abaixo do esperado.

“Isso vem em consequência de menos crédito para o consumidor; pessoas endividadas, inflação, juros altos. Ou seja, não houve uma venda como que os varejistas esperavam”, afirma.

Presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza, Luiza Trajano é categórica: “Todo mundo está preocupado é com a falta de mercado, de venda, e sabe que juros altos são o primeiro fator para atrapalhar isso”, sentenciou em recente fórum.

 

Empresas em sintonia com governo petista

Centrais sindicais fizeram mobilização contra a taxa de juros mantida pelo BC, em frente à sede do banco, em São Paulo no dia 21. Foto: Fernando Frazão/ Agências Brasil

Mas não é somente o varejo que faz suas críticas à postura do BC, que está sob o comando de Roberto Campos Neto.

A decisão do órgão responsável pela política monetária do país de manter a Selic em 13,75% pela quinta vez seguida desagradou a indústria.

Em nota divulgada após a última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) que não só manteve a taxa, mas também ameaçou o país com a possibilidade de aumento, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), afirmou ver uma postura equivocada que “apenas traz custos adicionais para a atividade econômica” nacional.

A posição da CNI coincide com a avaliação apresentada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) no mesmo dia em que o Copom tomou sua decisão.

Haddad disse que o atual patamar da Selic pode comprometer o crescimento econômico do Brasil.

“É fundamental levar em consideração que os eventos adversos relacionados a grandes empresas varejistas no Brasil terão influência negativa sobre o mercado de crédito. Esses acontecimentos têm levado ao aumento de provisões por parte dos bancos, o que reduz a oferta e tende a encarecer o crédito. Assim, deve haver retração das concessões de crédito nos próximos meses, com reflexos negativos sobre a atividade econômica”, registrou a CNI em sua nota.

 

Falências e pedidos de recuperação judicial

Levantamento do Serasa Experian dá conta de que no primeiro mês de 2023 foram abertos 72 pedidos de falência. Em janeiro, de acordo com o estudo, também 92 empresas pediram recuperação judicial. É o maior nível de revés empresarial em três anos.

Se as Micro e as Pequenas Empresas são a maioria, respondendo por dois terços dos pedidos, chama a atenção que no primeiro mês do ano, 15 empresas de grande porte tiveram que se abrigar em processos de recuperação judicial. Um número três vezes maior do que em 2021.

No último dia 27 foi a vez da Cervejaria Petrópolis, dona das marcas Itaipava, Crystal e Petra. A empresa entrou com pedido de recuperação judicial na Justiça do Rio de Janeiro com dívidas que chegam a R$ 4,2 bilhões.

O grupo informou que enfrenta uma crise de liquidez há aproximadamente 18 meses. O motivo a redução em sua receita somada ao aumento da taxa básica de juros.

“A combinação desses fatores, exógenos e alheios ao controle das requerentes, gerou uma crise de liquidez sem precedentes no Grupo Petrópolis, que comprometeu seu fluxo de caixa a ponto de obrigá-lo a buscar a proteção legal com o ajuizamento deste pedido de recuperação judicial”, sustenta a cervejaria em sua petição.

Só o aumento da Selic vem gerando um impacto de aproximadamente R$ 395 milhões por ano no fluxo de caixa da Petrópolis.

Fonte: Extraclasse 

 


Compartilhe este conteúdo: