Após uma frustrada reunião com a direção do Banrisul, na última terça-feira (09/05), para que fossem esclarecidas dúvidas em relação ao novo PCFS, o Comando Nacional dos Banrisulenses reuniu-se na manhã desta quinta-feira (11/05) e, após amplo debate, deliberou pela orientação tácita de que os(as) bancários(as) NÃO MIGREM até que os pontos obscuros da proposta sejam devidamente esclarecidos. 

VÍDEO. A diretora da Fetrafi-RS, Raquel Gil, atualiza os banrisulenses sobre o tema e orienta a não migração ao PCFS

Além disso, há relatos de que colegas estão sendo pressionados pelo banco para optarem pela migração ao novo plano de cargos, funções e salários. O movimento sindical pede que, em caso de pressão pela adesão ao PCFS, o caso seja denunciado ao sindicato de sua região.

A questão vem se arrastando desde o começo de 2023, quando o Banrisul impôs um novo PCFS – no qual estão sendo enquadrados os(as) novatos – aos(às) veterenos(as), sem deixar claro quais serão os impactos futuros na carreira. Depois de muita pressão do Movimento Sindical, o Banco prorrogou a data limite para migração e foi convocado a dar explicações no Ministério Público do Trabalho.

Semelhante ao modelo adotado pelo Banco do Brasil, o novo PCFS do Banrisul (construído de forma unilateral pela direção do Banco) fere o princípio da isonomia, discrimina os(as) que decidirem seguir no plano atual, não valoriza quem tem mais tempo de serviço, gera passivo trabalhista e retira direitos conquistados ao longo da história.

No dia 18 de maio, às 19h, haverá uma plenária para debater esse tema.
Acompanhe as notícias e participe!

Fonte: Bancários RS


Compartilhe este conteúdo: