“Fomes do Brasil e Esperanças de Futuro” é o tema da palestra que Frei Betto ministra em Caxias do Sul no próximo dia 13 de junho, às 19h, no Auditório do Colégio São José.

A promoção é do Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região, juntamente com o Fórum das Entidades e Movimentos Sociais composto por dezenas de organizações de Caxias do Sul, Farroupilha, Bento Gonçalves e Ipê, que se propõem a trazer para a região temas de debates nacionais.

Os ingressos são gratuitos junto às entidades promotoras. Para a categoria bancária, estão disponíveis na recepção do Sindicato dos Bancários.

Ingresso Solidário: Os participantes são convidados a doar alimentos e materiais de higiene na entrada do evento, que serão distribuídos para entidades comunitárias que trabalham com crianças, idosos e adolescentes.

Sobre Frei Betto

Frade dominicano, jornalista graduado e escritor brasileiro, Frei Betto é autor de 73 livros, editados no Brasil e no exterior, entre eles A mosca azulBatismo de sangue, Alfabetto e A noite em que Jesus nasceu”. Através da literatura conquistou alguns dos maiores prêmios nacionais como Prémio Jabuti 1982 e Prêmio Juca Pato.

Além do jornalismo, estudou antropologia, filosofia e teologia. Entre os prêmios e distinções internacionais, Frei Betto recebeu o título de Doutor Honoris Causa, concedido pela Universidade de Havana e também pela Universidade José Martí, de Monterrey, México.

Na Costa Rica, foi condecorado com a “Medalla Universidad Nacional”, “em reconhecimento por seu legado que tanto tem influenciado a arte, a educação e outras formas de expressão e pensamento da humanidade, principalmente na América Latina, além de propagar uma cultura de paz e respeito à terra e à vida humana.”

As muitas fomes e esperanças

Na palestra “Fomes do Brasil e Esperaças de Futuro”, Frei Betto vai abordar as diversas fomes que corroem a democracia e os direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais do Brasil.

Um tema necessário para o país que havia saído do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2014, após adotar uma série de estratégias de segurança alimentar e nutricional. Frei Betto foi protagonista de algumas destas estratégias. Entre tantas, atuou como Assessor Especial da Presidência da República e coordenador de Mobilização Social do Programa Fome Zero, em 2003 e 2004.

Nos últimos anos, o Brasil voltou a figurar no cenário do Mapa da Fome com o agravamento do quadro ao longo da pandemia de Covid-19. Os dados de 2022 apontaram que 33,1 milhões de pessoas no país não têm garantido o que comer — o que representa 14 milhões de novos brasileiros em situação de fome, conforme levantamento do Segundo Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19 no Brasil. O estudo indica que mais da metade (58,7%) da população brasileira convive com a insegurança alimentar em algum grau: leve, moderado ou grave (Fonte: Agência Senado).

Além da importante questão da fome de alimentos, Frei Betto vai abordar na palestra sobre outras fomes que o país precisa nutrir, como as fomes de democracia, cidadania, cultura, igualdade, respeito, paz…

Com seu vasto conhecimento e capacidade de interpretação dos cenários brasileiros, Frei Betto trará suas considerações e argumentos críticos para nortear As Esperanças de Futuro.

Fomes do Brasil e esperanças de futuro

Encontro com  Frei Betto

Data: 13 de junho, às 19h

Local: Auditório do Colégio São José – Rua Os 18 do Forte, 1870 – Centro, Caxias do Sul

Ingressos: Gratuitos junto às entidades promotoras. Os participantes devem doar alimentos e materiais de higiene na entrada do evento.

Entidades promotoras

– Acredisol/RS
– CEBS – Comunidades Eclesiais de Base
– Central Única dos Trabalhadores – CUT/RS

Caxias do Sul:
– Escola de Formação Fé, Política e Trabalho
– Centro de Estudos, Pesquisa e Direitos Humanos
– União das Associações de Bairros – UAB
– Amaesa – Associação dos Amigos da Maesa
– Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul – Sindiserv
– Sindicato dos Professores de Caxias do Sul – Sinpro/Caxias
– Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região
– Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Privado da Serra – RS
–  CPERS – 1º Núcleo
– Sindicomerciários Caxias do Sul
– Coletivo de Comunicação Alternativa

Bento Gonçalves:
– Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves – Sitracom
– Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bento Gonçalves – Sindiserp

Ipê:
– Cooperativa Econativa
– Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Ipê – Sintraf

Farroupilha:
– Associação Farroupilhense de Proteção ao Ambiente Natural – Afapan

Saiba mais sobre Frei Betto aqui.


Compartilhe este conteúdo: