O Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região convida todos os bancários e bancárias da categoria para o evento Quando a meta é sobreviver – Encontro sobre saúde mental e qualidade de vida. A atividade será no dia 31 de maio, no auditório da sede social, em Caxias do Sul.

O encontro inicia às 17h30 com recepção e coquetel. Às 18h será apresentado o documentário “Além do Limite: Quando a meta é sobreviver” e em seguida será realizada uma conversa entre os participantes e convidados.

A participação é gratuita, mas é necessário fazer a inscrição, pelo telefone (54) 3223-2166, pelo WhatsApp (54) 9972-0922 ou neste link AQUI.

Estarão presentes:

–  Jacéia Netz, coordenadora do departamento de Saúde do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre;

André Guerra, psicólogo assessor do departamento de saúde daquele sindicato;

Raquel Gil de Oliveira, coordenadora da Secretaria da Saúde da FETRAFI/RS – Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do Rio Grande do Sul;

Marcelo Monteiro, jornalista, ex-bancário, diretor do documentário;

Stelamaris Zanatta, psicóloga que acompanha o grupo de apoio aos bancários afastados do Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul (USBA).

Menos Metas, Mais Saúde

Para Nelso Bebber, da Secretaria de Organização e Política Sindical, os dados sobre o adoecimento psíquico nos bancos são alarmantes e é urgente debater e buscar saídas para essa situação. “Conforme pesquisas recentes, 78% dos bancários fazem uso de medicamentos controlados. Antes, os problemas de saúde da categoria eram decorrentes de LER/Dort. Agora, são ansiedade e depressão”, alerta Nelso.

Desde o mês de abril, a Confederação que representa os trabalhadores do ramo financeiro de todo o país, Contraf-CUT, juntamente com os sindicatos, vem desenvolvendo a campanha Menos Metas, Mais Saúde sobre o tema. Conforme Pedro Incerti, da secretaria de Saúde, Aposentados e Políticas Sociais do sindicato, a campanha visa fortalecer o necessário enfrentamento às políticas praticadas pelos bancos, que tem levado a categoria ao adoecimento: “É necessário evidenciar o cenário de adoecimento físico e mental dos trabalhadores do ramo financeiro”, destaca.


Compartilhe este conteúdo: