Plenária das entidades sindicais de Caxias do Sul e da região realizada nesta segunda-feira, 12 de junho, reconstituiu a Comissão Consultiva do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) Região Serra.

Nelso Bebber, coordenador da secretaria de organização e política sindical, participou da plenária representando o Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região.

O evento, realizado no auditório do Sindicomerciários Caxias, reuniu a ampla maioria dos sindicatos de Caxias do Sul e outros da região e contou com a presença de Claudir Néspolo, superintendente regional do Trabalho no Rio Grande do Sul.

A Comissão Consultiva tem a tarefa de sugerir políticas públicas relacionadas ao mercado de trabalho local, além de melhorias nas condições de trabalho. “Precisamos de uma mesa de entendimento dos movimentos, entidades, pautando as ações do governo eleito democraticamente”, destacou Claudir.

Os ataques às entidades sindicais e à Justiça do Trabalho durante os governos de Temer e Bolsonaro, além das reformas, trabalhista e previdenciária, geraram a perda de direitos dos trabalhadores, denunciou Claudir. Ele falou sobre a importância da reconstrução do MTE e da liberdade e autonomia sindical como elementos fundamentais na reconstrução da democracia e do país.

O gerente regional do MTE, Vanius Corte, destacou a data de 12 de junho como Dia Mundial contra o Trabalho Infantil e referiu a importância do trabalho do MTE nesse combate e em tantas outras situações, como a precarização do trabalho, trabalho análogo à escravidão e trabalho por aplicativo em condições degradantes.

Integrantes eleitos para a Comissão Consultiva do Ministério do Trabalho Região da Serra:


Compartilhe este conteúdo: