Greve histórica que aconteceu em 1951 deu origem à data que hoje é um momento de reflexão e valorização das conquistas da categoria

Nesta segunda-feira, dia 28 de agosto, em todo o Brasil comemora-se o Dia do Bancário e da Bancária. A data marca uma greve deflagrada pela categoria em 1951.

O Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região vai celebrar o Dia do Bancário e da Bancária com um evento e um sorteio.

A diretoria do sindicato parabeniza todos(as) os(as) colegas!

Uma greve ousada e inspiradora

Na década de 50, as negociações da categoria ainda aconteciam com o Governo Federal, por Estado, e os bancários de São Paulo pediam reajuste de 40%. O governo, cujas marcas eram a intransigência e a repressão de movimentos sociais em um contexto de Guerra Fria, ofereceu um reajuste irrisório. Em reação, os bancários de São Paulo iniciaram uma paralisação. A realização de greves estava proibida na época, por Lei promulgada pelo presidente Eurico Gaspar Dutra alguns anos antes. Assim, a greve foi duramente reprimida. O Dops prendia e espancava os grevistas.

Após 69 dias de paralisação, a categoria arrancou 31% de reajuste – determinado pelo Judiciário pois não foi possível acordo com o governo. Para além da conquista salarial, foi muito importante o enfrentamento da Lei da Greve e da intransigência do governo, o que inspirou e beneficiou outras categorias e fez surgir sindicatos dos bancários em vários pontos do país.

Em outros momentos da história, a categoria repetiu manifestações semelhantes, que garantiram conquistas importantes. É o caso da jornada de 6 horas, do fim do trabalho aos sábados, da convenção coletiva nacional, do vale-refeição, alimentação, PLR, licença maternidade de 180 dias e uma Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) nacional.

Outro mérito da greve de 1951, foi a contestação dos dados oficiais do governo. A partir desta contestação surgiram as bases para a criação do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) que tem o objetivo de garantir aos trabalhadores dados estatísticos confiáveis.

Fundação da CUT

O dia 28 de agosto também deve ser comemorado como dia de luta por ser o dia de fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), durante o 1º Congresso Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat), em 1983. Ainda durante a ditadura militar.


Compartilhe este conteúdo: