A pauta da assembleia representa uma vitória do movimento sindical e de quem acreditou e seguiu o conselho do sindicato
No final de 2023, após longa e exaustiva negociação, a direção do Banrisul decidiu atender reivindicação do movimento sindical, revogando a implantação do Plano de Cargos, Salários e Funções (PCFS); e restabelecendo o Regulamento de Pessoal e o Adicional de Dedicação Integral (ADI) para as funções comissionadas, inclusive com pagamento retroativo da gratificação.
Nas bases em que a proposta for aprovada até 23 de janeiro, o ADI será restabelecido ainda na folha deste mês e em fevereiro será feito o pagamento retroativo para quem não recebeu a gratificação em 2023.
Para a Diretora do Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região, Daniela Amoretti Finkler, a retomada do ADI é de extrema importância. “É uma vitória do movimento sindical que exigiu muito esforço de negociação, considerando o atual contexto. A vitória é também dos trabalhadores do quadro antigo que atenderam o apelo para não migrarem de plano”, destaca Daniela.
O restabelecimento do ADI, o cancelamento do processo de migração ao PCFS construído unilateralmente pelo Banrisul e o restabelecimento do Regulamento de Pessoal foram foco de uma intensa mobilização da Fetrafi-RS e do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região, ao longo de 2023m com acompanhamento dos sindicatos do interior. Com a aprovação da proposta pelos(as) banrisulenses, ficam mantidas as regras e prazos de promoção para os trabalhadores antigos. Já para os(as) novos(as) empregados(as) – contratados(as) a partir de fevereiro de 2023 -, há ampliação dos ABAs para cinco e também ampliação do percentual de promoções por tempo de serviço, passando de zero para 25%.
Em 14 de dezembro, o Banrisul havia apresentado proposta prevendo o cancelamento da migração do novo PCFS, amplamente divulgada pela e comemorada pelos(as) bancários(as). Nesta semana, foi proposto acordo para restabelecimento do ADI e pagamento retroativo.
A ideia da assembleia é formalizar a aceitação pelos(as) banrisulenses, com posterior assinatura de acordo pelas entidades. Assim, o setor de Recursos Humanos do banco afirma que terá segurança jurídica para destravar os processos de comissionamentos e transferências, suspensos desde o ano passado.
O cancelamento do novo plano garante tranquilidade para os banrisulenses do quadro antigo e se configura como uma conquista para os novos trabalhadores, mas há pontos a serem melhorados. “Nas discussões sobre um novo plano de carreira, que contemple a totalidade dos empregados do Banrisul, a proposta precisa melhorar. Haverá uma luta por isonomia e novos pontos devem ser alcançados”, observa Daniela.
A ideia que nunca saiu do horizonte do movimento sindical é construir, no próximo período, uma nova proposta de plano de carreira em conjunto com os trabalhadores e trabalhadoras do banco, o que anda lado a lado a outras prioridades, como PPR, passivos pendentes e metas abusivas.
Saiba mais sobre a Assembleia:
Assembleia Geral Extraordinária para tratar sobre o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) sobre regulamento de pessoal. A assembleia será realizada na próxima terça-feira, 23 de janeiro, das 8h às 20h. A assembleia ocorerrá de forma digital, por meio do sistema VOTABEM.
- Link de votação: https://bancarios.votabem.com.br/
O objetivo da assembleia geral é analisar e decidir sobre o conteúdo da proposta negociada com o Banrisul da ACT sobre as condições para revogação do Plano de Cargos, Funções e Salários (PCFS) e restabelecimento do Regulamento de Pessoal. Além disso, na ocasião será deliberado sobre poderes para o Sindicato e/ou Fetrafi/RS (Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do RS) para firmar Acordo Coletivo de Trabalho Sobre o Restabelecimento do Regulamento de Pessoal com as alterações propostas.
- Para ler a minuta do Acordo que será avaliado, acesse o link:
- Para ler o Edital da Assmebleia, acesse o link:
Com informações de Bancários RS