SAÚDE DO TRABALHADOR

As questões relacionadas à saúde dos trabalhadores tornaram-se imperativas na agenda sindical. O número de trabalhadores doentes e acidentados em seus locais de trabalho é cada vez maior.

No ramo financeiro, o cenário não é diferente. O aumento das pressões pelo cumprimento de metas abusivas, assédio, jornadas extenuantes e redução do quadro de funcionários levaram os bancários a se tornarem uma das categorias mais atingidas por diversas doenças laborais e mentais.

A adoção de novas tecnologias e métodos gerenciais facilita a intensificação do trabalho que, aliada à instabilidade no emprego, modifica o perfil de adoecimento e sofrimento dos trabalhadores.

Lesões por esforço repetido (doenças orteomusculares), depressão, Síndrome de Burnout e o surgimento de novas formas de adoecimento mal caracterizadas, como a fadiga física e mental, o estresse e manifestações de sofrimento ligadas ao trabalho passaram a ser rotina dentro das agências.

O aumento dos ataques às agências bancárias, resultando em agressões aos trabalhadores, por vezes fatais, gera insegurança, medo e graves sequelas naqueles que presenciaram e foram vítimas das cenas de violência. Por consequência, tem sido frequentemente registrada a ocorrência da síndrome de estresse pós-traumático em trabalhadores que vivenciaram situações de violência física e psicológica no trabalho. Neste sentido, é fundamental que as entidades de classe dos bancários passem a focar estes problemas com um cuidado especial.

É inserido neste cenário que o Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região desevolve uma série de programas e atividades voltadas para a atenção à saúde do trabalhador.

Assessoria Psicológica

Desde 2006, o trabalho de apoio psicológico desenvolvido pelo Sindicato inclui uma série de ações distintas. Estas ações são coordenadas pela Secretaria de Saúde e Relações do Trabalho e contam com a assessoria da psicóloga Stelamaris Zanatta.

Além de proporcionar atendimento individual, a psicóloga também orienta o grupo de bancários afastados, o USBA – União Solidária de Bancários Afastados.

Outras ações que englobam atividades culturais coordenadas à atenção da saúde são orientadas pela assessoria psicológica. Um exemplo são as salas de cinema, que através da exibição de filmes, discutem temas pertinentes ao mundo do trabalhador bancário.

Outro projeto desenvolvido pelo Sindicato é junto aos bancários próximos à aposentadoria. O “Preparação para a Aposentadoria – Novos Rumos na Aposentadoria” busca auxiliar aqueles que se encontram a menos de dois anos de aposentar-se a vivenciarem esta nova fase.

USBA

O grupo União Solidária dos Bancários Afastados é uma das principais iniciativas do Sindicato ligadas à saúde. É através deste grupo que os bancários hoje afastados das suas funções, em decorrência de acidentes de trabalho ou doença ocupacional, se encontram e discutem suas necessidades, desafios e formas de recuperação.

Ações em Saúde

Diversas ações e campanhas são realizadas visando o alerta sobre o adoecimento do qual a categoria tem sido vítima.

As campanhas desenvolvidas pelo Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região podem ser feitas em parceria com outras entidades de classe dos trabalhadores, assim como com os demais sindicatos de bancários gaúchos, com a a Federação dos Trabalhadores em Instituições Financeiras do RS (Fetrafi-RS), ou também em parceria com Confederação Nacional do Ramo Financeiro, a Contraf-CUT.